Equipamento a prova de explosão
1.Observe por sinais de corrosão, fragilidade ou envelhecimento. O equipamento a prova de explosões devem ser capazes de resistir a uma explosão interna e em casos de tampas de caixas corroídas ou com ausência de parafusos, isso não acontecerá.
Tampa com corrosão.
2. A superfície dos flanges dos equipamentos devem estar planas e desobstruídas (de silicone, juntas de borracha adicionadas, etc) . Lembre-se que a chama deve passar por uma abertura estreita para se reesfriar e estinguir.
Tampa com sinais de silicone.
3. As tampas de um dispositivo a prova de explosão nunca devem ser removidos com o circuito energizado. No caso da tampa precisar ser aberta com o circuito energizado, deve-se garantir que não exista a presença de gases/vapores explosivos através de medições e seguindo procedimentos internos com a devida autorização de trabalho e executado por profissional qualificado.
4. Todos os parafuso devem estar em seu lugar e com torque adequado. Quaisquer entradas novas e não utilizadas deverão ser tampadas. Veja a figura abaixo. Mostra uma caixa com falta de parafuso. Isto deve ser imediatamente corrigido.
Tampa com falta de parafuso.
5. Invólucros com tampas roscadas devem ter pelo menos, 5 fios de rosca perfeitamente encaixados.
6. Somente os Prensa Cabos Ex-d devem ser instalados em Invólucros Ex-d. Os furos não utilizados devem ser tampados e os prensa cabos folgados devem ser substituídos por outros com roscas adequadas aos furos existentes. Os cabos não devem ser submetidos a esforços ou torções o que poderia levá-los a fraturas ou danos a capa de isolamento.
7. Leia a placa de marcação do equipamento à prova de explosão. Verifique se é indicado para o uso naquela área, conforme desenho de classificação de áreas. Por exemplo, durante a manutenção de uma planta, um transmissor a prova de explosão pode ser substituído indevidamente por outro do tipo Ex-i sem a proteção das devidas barreiras ou um equipamento Ex-d indicado para o Grupo IIA ser instalado em um local classificado para o Grupo IIC. Tais situações devem ser imediatamente corrigidas.
8. Os equipamentos devem possuir unidade seladora instalada a no máximo 45cm do equipamento e com massa de selagem certificada.
Botoeira sem unidade seladora.